Mais Acadêmicos

Entrevista Sobre Radiologia Odontológica Com o Dr. Cleonardo Figueiredo




Agradecimentos:

Toda a equipe do blog: André Sena, Évylla Santana, Helton Lucena, Karolyne Alves e Vitória Rothen, todos acadêmicos do curso de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio de Juazeiro do Norte/CE, agradecem ao Dr. Cleonardo Figueiredo pelo seu tempo cedido nessa entrevista conduzida pelo acadêmico Helton Lucena. Obrigada Dr. Figueiredo por compartilhar o seu conhecimento conosco! 


Dr. Cleonardo Figueiredo Reponde: Qual a Importância da Informática Dentro da Odontologia?




Agradecimentos:


Toda a equipe do blog: André Sena, Évylla Santana, Helton Lucena, Karolyne Alves e Vitória Rothen, todos acadêmicos do curso de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio de Juazeiro do Norte/CE, agradecem ao Dr. Cleonardo Figueiredo pelo seu tempo cedido nessa entrevista conduzida pelo acadêmico Helton Lucena. Obrigada Dr. Figueiredo por compartilhar o seu conhecimento conosco!


Dentística Restauradora

http://www.smalto.com.br/upl/tratamentos/gal_Dentistica_Restauradora.jpg
A dentística restauradora é a área da Odontologia que cuida da parte estética dos dentes, tratando de clareamentos dentais, restaurações, resinas, entre outros tratamentos básicos e avançados como canais e próteses.
O principal foco dessa área é a estética, com o objetivo de proporcionar aos pacientes dentes esteticamente agradáveis, além da correção de problemas e prevenções.
Esse é um ramo da Odontologia muito comum entre os recém-formados na área, pois  é facilmente exercida por cirurgião-dentista generalista.

Orientação Anatômica 

http://www.shutterstock.com/

Anatomia é o estudo do corpo por completo. Fazendo referência a palavras gregas, Anatomia significa “cortar” e “através de”. Neste Tema, você ficará por dentro das posições anatômicas, termos regionais, terminologia anatômica, curiosidades e muito mais. Nos acompanhe em nossa primeira viagem por esse mundo tão perfeito e que ainda não esta descoberto completamente. Este conteúdo é direcionado a Acadêmicos de todos os Acadêmicos de saúde, mas também a estudantes que desejam obter um maior conhecimento. Espero que gostem.


CÉLULAS
http://solucaoperfeita.com/

É o componente mais básico do ser vivo. Ela é composta de várias estruturas, onde ocorrem várias reações necessárias  a vida. É nela que ocorre a respiração celular, produção de ATP, entre muitas outras. Lembre-se que os seres humanos são formadas por um conjunto de células que formam os tecidos, esses tecidos formaram órgãos e os órgãos, sistemas. Estudaremos um pouco sobre cada um deles a seguir.

FOLHETOS EMBRIONÁRIOS

http://www.mundoeducacao.com/

Quando ainda estamos na fase de embrião, células com características semelhantes se agruparam para formam os Três Folhetos Embrionários os quais são: a Ectoderme, que forma o tegumento do corpo (pele, pelos); a Endoderme, que forma o revestimento interno do tubo digestivo; e a Mesoderme que forma o esqueleto e os músculos do corpo.

Estes três folhetos embrionários originam os quatro tipos de tecidos existentes: Tecido Epitelial (forma a epiderme) é originária da ectoderme; Tecidos Musculares(são capazes de se contrair, se dividem em três: cardíaco, visceral e esquelético) são derivados da mesoderme; Tecidos Nervosos (neurônios que transmitem mensagens através do corpo) tem origem na ectoderme; e Tecido Conjuntivo (são usadas como suporte de estruturas como os ossos), que a maioria deriva da mesoderme.

ÓRGÃOS

http://www.sobiologia.com.br/


Tanto no Grego como no Latim, órgão significa instrumento ou ferramenta.Então podemos concluir que Órgão É a junção de alguns tipos de tecidos que tem funcionalidade no ser.

SISTEMAS

http://pt.depositphotos.com


O corpo Humano é formado pelos sistemas: cardiovascular, respiratório, digestório, nervoso, sensorial, endócrino, excretor e urinário. Nesses sistemas, cada órgão tem uma função específica que resultará no cumprimento de todas as funções corporais. http://www.todamateria.com.br/sistemas-do-corpo-humano/

TERMINOLOGIA ANATÔMICA

Para que nós possamos falar a mesma “língua”, vamos ficar por dentro de vários sufixos e prefixos que geralmente são usados na ANATOMIA. Se você entender as suas raízes vai ficar bem fácil de você aprender muitas palavras. Além disso, apresentaremos alguns termos usados com frequência.

Costal: costelas
Endo: “dentro de”
Cárdio: coração
Ite: inflamação
Métrio: útero
Apo: aponeurose
Ecto: “fora de”; exterior
Epi: sobre; epiderme
Exo: “para fora”
Hiper: aumento
Hipo: diminuição, “posição abaixo”
Iso: igualdade
Peri: “em torno de”
Para: proximidade
AO: aorta
AO/CD: Aorta coronária direita
AO/DA: aorta descendente anterior
Hipertensão: aumento excessivo da Pressão Arterial
Sinusite: é uma inflamação que ocorre nos seios da face



http://www.professores.uff.br/jorge/ttrevisada.pdf


POSIÇÕES E PLANOS DO CORPO


Para que haja uma norteação de partes e estruturas corporais, faz-se necessário que o saibamos as posições do corpo. As figuras abaixo as ilustraram.

http://www.ebah.com
http://www.espiritualismo.com

TERMOS REGIONAIS

São usadas frequentemente para delimitar regiões específicas do corpo. Ilustraremos para proporcionar o maior entendimento sobre o tema.

Abaixo estão os quadrantes da cavidade abdominal:


PARTES DO CORPO:

· Sistêmico: Relacionado ao corpo todo.
· Encefálico: Relacionado ao sistema nervoso central.
· Ótico: Relacionado aos ouvidos.
· Óptico: Relacionado aos olhos.
· Bucal: Relacionado a boca.
· Dental: Relacionado aos dentes.
· Cervical: Relacionado ao pescoço.
· Peitoral/Torácico: Relacionado ao tórax.
· Abdominal: Relacionado ao abdômen.
· Dérmico: Relacionado a pele.
· Hepático: Relacionado ao fígado.
· Gástrico: Relacionado ao estômago.
· Entérico: Relacionado ao intestino.
· Esplênico: Relacionado ao baço.
· Renal: Relacionado aos rins.
· Vertebral: Relacionado às vértebras.
· Osteo/Ósseo: Relacionado aos ossos.
· Angio-: Prefixo relacionado ao sangue

http://pt.wikipedia.org/wiki

CURIOSIDADES

           Conheça a nomenclatura que á alguns anos eram usadas, mas que agora foram substituídas. Você verá a antiga e a atual!



Minidicionário de Termos Odontológicos

Cirurgia (Extrações e outras cirurgias orais de menor porte).
Entre os procedimentos cirúrgicos:
Alveoloplastia: Intervenção cirúrgica para dar forma ao rebordo ósseo e prepará-lo para o suporte ósseo.
Apicectomia: Remoção de uma parte da raiz que apresente lesão que não pode ser curada por tratamento de canal. Em alguns casos é necessário fazer uma obturação do ápice do dente.
Exodontia simples de dente decíduo (de leite) e permanente: Extração de dentes que erupcionaram normalmente.
Exodontia de dente incluso ou impactado (remoção de dentes retidos): Dente que se encontra aprisionado no interior do tecido ósseo dos maxilares, e por algum motivo não erupcionou.
Exodontia de dente semi-incluso: Extração de dente que não erupcionou totalmente e possui alguma parte ainda alojada no tecido ósseo.
Exodontia de Raiz Residual: Retirada de restos de raízes presas dentro do tecido ósseo ou presos à gengiva.
Frenectomia: Remoção de inserções musculares que possam estar atrapalhando o posicionamento de dentes ou confecções de próteses só que diretamente relacionadas ao músculo que faz as inserções labiais ou linguais.
Reconstrução do sulco gengivo-vestibular: Cirurgia realizada para aumentar a altura do bordo ósseo.
Clínica geral: Tratamentos de cirurgia, radiologia, endodontia, dentística restauradora, periodontia.
Dentística: Obturações e restaurações em dentes.
Procedimentos da Dentística:
Restauração em Amálgama: recomposição de forma e função do dente. É  recomendado para dentes posteriores. Realizado com a utilização de um composto de limalha de prata, cobre e mercúrio.
Restauração em resina auto e fotopolimerizável: Consiste na recomposição da forma e da função do dente com material da mesma cor, permitindo uma restauração estética em dentes anteriores. Para isso, é utilizado um composto a base de quartzo ou endurecida sob ação de luz.
Diagnóstico: Exame bucal e elaboração do plano de tratamento.
Endodontia: Tratamento de canais.


Para entender os procedimentos em Endodontia:
Pulpotomia: remoção de parte da polpa (nervos e vasos sanguíneos) dos dentes de leite e permanentes. Nos dentes permanentes, o procedimento é realizado quando ainda não houve formação de toda a raiz.
Tratamento de canal de dentes permanentes unirradiculares (de uma raiz), birradiculares (com duas raízes) e multirradiculares (três ou mais raízes): remoção do tecido da polpa (nervos e vasos sanguíneos) do interior do dente (coroa e raízes), limpeza e preenchimento com material de obturação. 

Tratamento pulpar em dente permanente e pulpectomia: remoção de toda a polpa do dente (artérias, veias e nervos).

Periodontia: Tratamento de gengivas e tecidos de suporte.
Para entender os procedimentos em Periodontia:
Gengivite com ou sem sangramento: raspagem e higienização da placa bacteriana que se forma em torno do dente, provocando ou não, sangramento.
Raspagem/polimento coronário e radicular: remoção de placas bacterianas e polimento de dentes e restaurações.

Radiologia:  Realização de radiografias.
Procedimentos de Radiologia:
RX bite-wing: usado para pesquisa da cárie e da articulação dos dentes superiores com os inferiores, por região.
RX periapical: usado para pesquisa de focos dentários. É realizado um, para cada elemento dentário, quantas vezes forem necessárias.
RX Panorâmico: Usado para se ter uma visão geral do complexo da boca e a interligação com suas estruturas adjacentes, tais como seios maxilares, cavidades nasais e as suas possíveis implicações.
RX de ATM: Utilizada para se ter uma avaliação do Articulação têmporo-mandibular ( articulação da mandíbula com o resto do crânio) e seus possíveis problemas
Documentação Ortodôntica: Conjunto de exames composto por radiografias, fotos e análises das estruturas ósseas do individuo que oferece informações ao profissional para determinar o melhor tratamento ortodôntico a ser efetuado, normalmente é realizado em clinicas especializadas.
Próteses:  São dentes confeccionados em laboratório para substituir dentes perdidos
Coroa: Substitui a coroa do dente , que á a parte visível do mesmo, pode ser confeccionada em diversos materiais.
Núcleo: quando ocorrem perdas muito acentuadas de estrutura dental existe, por vezes, a necessidade de criação de uma estrutura de fixação para a coroa. O núcleo cumpre a função de preenchimento no dente e será fixado comumente  no conduto radicular (canal) após tratamento endodôntico.
Prótese total: mais conhecida como  dentadura, substitui de forma artificial a dentição perdida do paciente
Prótese parcial removível (PPR):substitui de forma artificial a dentição  perdida do paciente, quando o mesmo ainda possui alguns dentes em sua boca. normalmente é sustentada por grampos de metal discretos.

Procedimentos Preventivos:
Aplicação de selante e profilaxia
:  material usado na face da mastigação dos dentes permanentes de crianças até 14 anos a retirada da placa bacteriana, para prevenir o aparecimento da cárie.
Aplicação tópica de flúor: aplicação de flúor nas superfícies do dente, para tornar o esmalte mais resistente à cárie. 
·         Adequação do meio bucal com Óxido de Zinco
Regularização do osso após extração do dente.
·         Alveoloplastia
Regularização do osso após extração do dente.
·         Alveolotomias
Regularização do osso após extração do dente.
·         Apicectomias em Unirradiculares
Corte e remoção da ponta da raiz em dentes com apenas 1 (uma) raíz.
·         Apicectomias em Unirradiculares com Obturação Retrógrada
Corte e remoção da ponta da raíz em dentes com apenas 1 (uma) raíz, seguida do selamento da mesma através de obturação.
·         Apicectomias em Birradiculares
Corte e remoção da ponta da raíz em dentes com 2 (duas) raízes.
·         Apicectomias em Birradiculares com Obturação Retrógrada
Corte e remoção da ponta da raíz em dentes com apenas 2 (duas) raízes, seguida do selamento das mesmas através de obturação.
·         Apicectomia em Trirradiculares
Corte e remoção da ponta da raiz em dentes com 3 (três) raízes.
·         Apicectomia em Trirradiculares com Obturação Retrógrada
Corte e remoção da ponta da raíz em dentes com 3 (três) raízes, seguida do selamento das mesmas através de obturação.
·         Aplicação de carióstico
Consiste na aplicação de medicamento que visa estacionar o processo de cárie bem como a eliminação de sítios de retenção de biofilme
·         Aplicação de Flúor Tópico
Aplicação de Flúor pelo Cirurgião Dentista.
·         Aplicação de selantes
Selamento dos sulcos e estruturas que possam reter restos alimentares na superfície do dente.
·         Atendimento Emergencial (Odontalgias)
Emergências por acidente ou dor.
·         Aumento de coroa clínica
Intervenção cirúrgica para expor quantidade mínima necessária do dente.
·         Biopsia
Remoção de tecido alterado para exame laboratorial.
·         Biopulpectomia
Remoção de nervo vivo.
·         Capeamento pulpar direto – Excluindo restauração final
Consiste em utilizar manobras para recuperar um dente que tenha sido afetado por cárie ou fratura profunda no caso de exposição pulpar, através da utilização de produtos específicos para proteger a polpa dentária e na tentativa de se evitar o tratamento endodôntico;
·         Cirurgia de cisto
Remoção de Cisto
·         Cirurgia de odontoma
Remoção de lesão óssea com características semelhantes a um elemento dental.
·         Cirurgia de clínica geral
Consultas para diagnóstico de tratamento.
·         Contenção de Elem. Dentários
Forma de imobilizar dentes abalados por trauma. (Imobilização)
·         Correção de Bridas Musculares
Correção do posicionamento da musculatura existente entre a mucosa da bochecha e a borda da gengiva.
·         Curetagem de Bolsa Periodontal
Remoção de tártaro e tecido de granulação localizado abaixo da gengiva.
·         Dentística
Obturações em geral.
·         Drenagem de Abscessos Extra-Orais
Punção para remoção de pus (acesso por fora da cavidade oral).
·         Drenagem de Abscessos Intra-Orais
Punção para remoção de pus (acesso por dentro da cavidade oral).
·         DTM
Especialidade em Disfunção Temporo – Mandibular (Articulações da Mandibula).
·         Endodontia
Tratamento de canais.
·         Endodontia de Dentes Anteriores
Tratamento de canal em dentes anteriores.
·         Endodontia de Dentes Anteriores
Tratamento de canal em dentes anteriores.
·         Endodontia de Dentes Anteriores com Rizogênese Incompleta
Tratamento de canal em Dentes Anteriores que ainda não tiveram formação total da raíz.
·         Endodontia de Dentes Decíduos
Tratamento de canal em dentes de leite.
·         Endodontia de Molares
Tratamento de canal em Molares (últimos 3 dentes da arcada dentária).
·         Endodontia de Pré-Molares
Tratamento de canal em pré-molares (localizados entre os molares e o canino).
·         Enucleação de Cisto
Remoção da lesão (Cisto).
·         Evidenciação de Placa Bacteriana
Coloração da Placa Bacteriana para fácil visualização e higienização.
·         Extrações com Retalho
Remoções de elementos dentários através de cirurgia na gengiva.
·         Extrações de Dentes com Focos
Remoções de elementos dentários que apresentam lesões de caráter infeccioso.
·         Extrações de Dentes Decíduos
Remoção de dentes de leite.
·         Extrações de Dentes Inclusos ou Impactados
Remoção de dentes localizados abaixo do nível ósseo.
·         Extrações de Dentes Semi-Inclusos
Remoção de dentes localizados abaixo do nível da gengiva.
·         Extrações Múltiplas
Remoção de dois ou mais elementos dentários vizinhos.
·         Extrações Múltiplas
Remoção de dois ou mais elementos dentários vizinhos.
·         Extrações Simples
Remoções simples de elementos dentários.
·         Frenectomias
Cirurgias de freio labial ou lingual (realizadas para remover tecido fibroso que pode acarretar separação dos dentes ou dificuldade de movimentação dos lábios ou língua).
·         Gengivectomia
Correção cirúrgica da gengiva.
·         Odontogeriatria
Especialidade em Odontologia para a 3ª idade (melhor idade).
·         Odontologia Preventiva
Técnicas e materiais odontológicos que visam prevenir problemas bucais.
·         Periodontia
Estudo das estruturas que envolvem o dente.
·         Profilaxia Oral
Polimento da superfície dentária.
·         Pulpotomia
Remoção parcial do nervo.
·         Radiografias
Utilizadas no auxílio diagnóstico.
·         Raio X Interproximal (Entre os Dentes)
Auxílio diagnóstico na região da coroa dentária.
·         Raio X Periapical
(Ponta de Raiz) Auxílio diagnóstico da região da raíz.
·         Raspagem Coronária (Tártaro)
Remoção de tártaro na região da coroa dentária.
·         Raspagem Radicular (Tártaro)
Remoção de tártaro na região da raíz do dente.
·         Reimplante de Dente Avulsionado
Remoção de tártaro na região da coroa dentária.
·         Remineralização do Esmalte
Medicamento que visa Remineralizar o dente no estágio inicial da cárie (“manchas brancas”).
·         Remoção de Mucocele
Remoção de lesão causada por retenção de saliva devido à obstrução de glândulas salivares pequenas.
·         Remoção de Raiz Residual
Remoções de elementos dentários que se apresentam totalmente envolvidos pelo tecido gengival.
·         Remoção de Raiz Residual no Tecido Ósseo
Remoções de elementos dentários que se apresentam totalmente envolvidos pelo tecido ósseo.
·         Remoção de Raiz Retentiva
Remoção de elemento dentário cuja raíz apresenta formato retentivo.
·         Remoção de Tórus Mandibular Bilateral
Remoção de estrutura óssea localizada dos dois lados da mandíbula.
·         Remoção de Tórus Mandibular Unilateral
Remoção da estrutura óssea localizada apenas em um lado da mandíbula.
·         Remoção de Tórus Palatino
Remoção de estrutura óssea localizada no palato.
·         Restaurações de Amálgama de Prata
Obturações com Amálgama de Prata.
·         Restaurações de Amálgama de Prata em Dentes Decíduos
Obturações com Amálgama de Prata em dentes de leite.
·         Restaurações de Ionômero de Vidro
Obturações com Ionômero de Vidro.
·         Restaurações de Resina Composta
Obturações com Resina Composta.
·         Restaurações de Resina Fotopolimerizável
Obturações com resina fotopolimerizável (da cor do dente).
·         Restaurações Provisórias
Obturações com duração temporária.
·         Retratamento Endodôntico
Tratar novamente o canal de Dentes já obturados.
·         Sulcoplastia
Cirurgia para refazer sulco existente entre a mucosa interna do lábio e a gengiva.
·         Tratamento de Alveolites
Tratamento da região que envolve o dente, após a extração do dente.
·         Tratamento de Gengivite
Tratamento empregado no estágio inicial de inflamação da gengiva.
·         Tratamento de Hemorragia
Estancamento de Hemorragia.
·         Ulectomias
Remoção de porção da gengiva que está cobrindo um dente.

Referências: http://www.odontosites.com.br/odonto/dicionario-de-termos-odontologicos-mais-frequentes.html

http://www.personaldoctor.com.br/glossario/



Nenhum comentário:

Postar um comentário